Os doces da Quaresma são normalmente receitas míticas que são transmitidas de geração em geração e que dificilmente mudam com o tempo. Nesta Páscoa, propomos uma das nossas favoritas, as torrijas, mas de uma forma muito mais saudável, que certamente o convencerá assim que a experimentar. O segredo é renunciar ao excesso de óleo e optar pela fritadeira de ar quente. Não sabe como?
Comecemos pela versão tradicional de torrijas com leite, açúcar e canela. Para começar, precisamos dos seguintes ingredientes, tendo em conta que as quantidades são aproximadas:
Tem de cortar o pão em fatias com cerca de 1 cm de espessura (ou pode também utilizar pão especial para torrijas) e colocá-lo numa tigela grande.
Num tacho, aqueça o leite com a canela e o açúcar em lume médio até o açúcar se dissolver e o leite começar a ferver. Desligue o lume e deixe arrefecer um pouco.
Em seguida, verta o leite sobre o pão, cobrindo ambos os lados. Deixe-o absorver durante alguns minutos.
Entretanto, num prato fundo, bata os ovos.
Mergulhe cada fatia mergulhada no leite no ovo batido, cobrindo bem os dois lados.
Em vez de as fritar diretamente em óleo, coloque papel vegetal no tabuleiro da fritadeira e regue-as com um pouco de óleo.
Aqueça durante cerca de 10 minutos a 180º e vire até ficarem dourados de ambos os lados.
Por fim, num prato, misture o açúcar e a canela e polvilhe sobre as torrijas quentes.
Se ainda não tem uma fritadeira de ar quente, vai adorar esta receita assim que a experimentar. Estas torrijas com quase nenhum óleo ou açúcar ficarão muito mais tenras após algumas horas.