Quais são as vantagens do aleitamento materno?

Em Notícias 0 comentários

A amamentação é um dom precioso que as mães podem oferecer aos seus bebés desde o momento em que nascem. Para além de ser um ato natural e belo, proporciona uma vasta gama de benefícios tanto para o bebé como para a mãe.

Em primeiro lugar, o leite materno é o alimento perfeito para os recém-nascidos e os bebés. Foi especificamente concebido para satisfazer todas as necessidades nutricionais do bebé, fornecendo uma combinação equilibrada de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. Além disso, o leite materno contém anticorpos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário do bebé, protegendo-o de doenças e infecções.

Além disso, promove o desenvolvimento saudável do sistema nervoso e o crescimento adequado do bebé. Os ácidos gordos presentes no leite materno são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e da função cognitiva.

Os bebés amamentados têm também um menor risco de doenças como infecções respiratórias, otite média, diarreia, alergias, asma e obesidade. O leite materno contém factores protectores que ajudam a fortalecer o sistema imunitário do bebé, oferecendo uma proteção natural contra várias doenças.

A sua contribuição para a recuperação pós-parto é digna de nota, uma vez que a amamentação estimula a contração do útero, o que o ajuda a regressar mais rapidamente ao tamanho normal. Reduz igualmente o risco de hemorragia pós-parto e contribui para acelerar a recuperação física da mãe após o parto.

Está mesmo demonstrado que o aleitamento materno reduz o risco de doenças como o cancro da mama e dos ovários, a osteoporose e as doenças cardiovasculares nas mães.

Comente

Seu e-mail não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Artigos relacionados