Obesidade nos animais de companhia: prevenção e riscos

Em Notícias 0 comentários

A obesidade nos animais de companhia é um problema cada vez mais comum e nós, enquanto donos e cuidadores, temos de estar conscientes deste problema. O foco principal deve ser a quantidade de comida que lhes oferecemos diariamente, bem como a sua qualidade. Ao fazer isto e muitas outras acções, podemos evitar que os nossos animais tenham excesso de peso e outros problemas de saúde a longo prazo.

Os riscos mais comuns incluem diabetes, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, problemas nas articulações, problemas de pele e de pelo e redução da esperança de vida. Além disso, os animais obesos podem sofrer de um aumento significativo do stress e da ansiedade, o que pode afetar negativamente e ter impacto na sua qualidade de vida.

Para prevenir e evitar a obesidade nos animais de companhia, é importante seguir algumas recomendações básicas, como controlar a quantidade de comida que lhes é oferecida e garantir que estão a receber uma dieta equilibrada e saudável. Para isso, o ideal é ler os rótulos dos produtos e escolher as opções mais nutritivas. Recomenda-se também limitar os lanches e oferecer alternativas saudáveis, como frutas e legumes frescos, certificando-se sempre de que são seguros para comer.

Outra forma de combater o excesso de peso nos animais de companhia é através do exercício regular, uma vez que tanto os cães como os gatos necessitam de atividade física diária para se manterem em forma. Recomenda-se pelo menos 30 minutos de atividade por dia, seja passeando o cão na rua ou brincando com o gato em casa. Com a combinação certa de uma dieta equilibrada e exercício físico, podemos garantir que os nossos animais de estimação têm um peso saudável e uma vida feliz e ativa.

Comente

Seu e-mail não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Artigos relacionados