Porque é que o Dia de Parkinson é celebrado

Em Notícias 0 comentários

O Dia Internacional da Doença de Parkinson é uma data importante para a sensibilização para a doença que afecta milhões de pessoas em todo o mundo e para a tentativa de encontrar uma cura. É celebrado todos os anos a 11 de abril em honra do nascimento do médico britânico James Parkinson, que descreveu a doença pela primeira vez no seu ensaio de 1817.

A doença de Parkinson é uma doença neurodegenerativa crónica que afecta principalmente pessoas com mais de 60 anos e que se caracteriza pela degeneração progressiva das células nervosas do cérebro que produzem dopamina. Os doentes apresentam sintomas como tremores, rigidez muscular, lentidão de movimentos e problemas de equilíbrio. Pode também afetar a memória e a capacidade de raciocínio.

O principal objetivo do Dia Internacional da Doença de Parkinson é sensibilizar para a doença e chamar a atenção para a necessidade de mais investigação na procura de uma cura. A visibilidade da doença na sociedade é importante, uma vez que pode ajudar as pessoas a compreender a doença e ajudar os doentes a sentirem-se menos isolados. Além disso, a sensibilização do público pode também ajudar os doentes a aceder aos recursos e serviços de que necessitam para viver com a doença.

Nos últimos anos, registaram-se importantes avanços médicos no tratamento da doença de Parkinson. Os medicamentos e as terapias actuais podem aliviar alguns dos sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes. No entanto, ainda não existe uma cura para a doença. Os investigadores continuam a procurar novas terapias e tratamentos que possam travar a progressão da doença e, em última análise, encontrar uma cura.

Entre os últimos avanços médicos encontra-se a terapia com células estaminais. Ensaios clínicos em humanos demonstraram que esta terapia pode ajudar a restaurar a produção de dopamina e melhorar os sintomas de Parkinson em alguns doentes. A utilização da estimulação cerebral profunda, uma técnica em que é implantado um dispositivo no cérebro do doente para estimular determinadas áreas e melhorar os sintomas, está também a ser investigada.

Em conclusão, o Dia Internacional da Doença de Parkinson é uma oportunidade importante para aumentar a consciencialização e realçar a necessidade de mais investigação na procura de uma cura. Apesar dos progressos médicos registados nos últimos anos, ainda há muito a fazer. É fundamental continuar a apoiar a investigação para ajudar os doentes de Parkinson a viver melhor e a encontrar uma cura para esta doença debilitante.

Comente

Seu e-mail não será mostrado. Os campos obrigatórios estão marcados com *

Observe que os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados.

Artigos relacionados