Uma dieta equilibrada com frutas, legumes, proteínas e gorduras saudáveis ajuda a prevenir doenças crónicas e a manter uma boa saúde. Evitar alimentos processados e limitar o consumo de gorduras saturadas, açúcares e sal é fundamental. Além disso, alimentos como peixe, frutos secos e sementes, frutas e legumes, ovos e chá verde demonstraram ter efeitos benéficos na memória das pessoas idosas devido às suas propriedades.
O ómega 3 presente em alguns peixes ajuda consideravelmente a reduzir a inflamação no cérebro, enquanto os legumes e as nozes, por exemplo, são ricos em antioxidantes e vitaminas. Todos estes benefícios, combinados com uma dieta equilibrada, promovem a saúde da memória a longo prazo.
Em suma, uma alimentação correcta é essencial para melhorar e preservar a memória das pessoas idosas. Combinada com outras estratégias, como a prática regular de exercício físico e um estilo de vida saudável em geral, ajuda a manter a saúde do cérebro e a melhorar a qualidade de vida na velhice.